data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Erli Bolzan (Divulgação)
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deu início, nesta sexta-feira, ao plantio de plantas nativas na área que fica às margens da Avenida Roraima. Algumas árvores foram retiradas do local no início deste ano.
Aprovados na URI Santiago têm até sábado para fazer matrícula
A medida faz parte de uma ação da Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra), que realiza o corte seletivo de árvores que colocam em risco edificações e pedestres. Para isso, um estudo foi feito determinando quais plantas estavam ameaçando a segurança no local. Os cortes são planejados e efetuados mediante autorização de órgãos ambientais.
O coordenador de manutenção da Proinfra, Rodrigo Santos, explica que o quesito segurança é o principal motivo para os cortes. Destaca, ainda, que as árvores que estão sendo cortadas são todas exóticas, ou seja, não são originárias do Brasil, e são consideradas invasoras, como pinus e eucaliptos. No lugar delas, estão sendo plantadas espécies nativas. A previsão é plantar cerca de 250 árvores.
Ao todo, na avenida de acesso à UFSM, serão plantadas mais de 15 espécies diferentes, entre elas: jacarandá-mimoso, goiabeira-serrana, araçá, araticum, guabiroba do campo, angico vermelho, pata-de-vaca rosa, ipê roxo, cangerana, cedro, camboatá vermelho, açoita-cavalo, falso barbatimão, caroba, corticeira do banhado, dedaleiro, sibipiruna e ingazeiro.
25 cursos da UFSM e seis da UFN recebem notas de excelência em avaliação do MEC
CAMPUS
O mesmo trabalho também está sendo feito dentro do campus sede da UFSM, no Bairro Camobi. Em diferentes pontos, equipes da Proinfra estão retirando árvores que ameaçam a segurança. Assim como na Avenida Roraima, a compensação é feita com o plantio de espécies locais.
Um exemplo é o plantio de mudas de Ipê Amarelo ao longo do acesso principal do campus até o Hospital Universitário (Husm). A expectativa é que o trabalho de corte e plantio na Avenida Roraima termine ainda este ano. Dentro do campus, a previsão é final de 2021.
De acordo com Erli Bolzan, do Setor de Urbanismo e Paisagismo da Coordenadoria de Manutenção da Proinfra, o plantio de espécies nativas e arborização do campus acontece desde 2009. Ele destaca que, atualmente, existam mais de 4 mil árvores plantadas vivas, entre elas espécies frutíferas, como goiabeira-serrana, ameixeira e pitangueira.
Apenas neste ano, em que o trabalho foi dificultado em função da pandemia do novo coronavírus, mais de 400 mudas foram plantadas pelo setor.
*Com informações da assessoria de comunicação da UFSM